DEVOCIONAL

DEVOCIONAL – O INGREDIENTE FÉ

Tenho pensado esses dias sobre fé e sobre a minha fé. Tenho tido a oportunidade de ser provada e testada nela de forma que ainda não tinha experimentado antes.

A definição conhecida de fé em Hebreus 11 diz:
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
Se você não é um recém convertido, deve ter esse versículo decorado na ponta da língua.
Fé é a certeza! CERTEZA???
Eu achei uma definição fantástica no dicionário sobre certeza.
CONVICÇÃO DO ESPÍRITO DE QUE UMA COISA É TAL QUAL ELE A CONCEBE.

A fé não é natural e sentimental. Ela é espiritual. É uma convicção no ESPÍRITO de que aquilo que os seus olhos ainda não viram e suas mãos ainda não  tocaram, se concretizará. Muitos erram nesse ponto, pois vivem uma fé natural e não espiritual.

Sabe a Fé de Tomé? O discípulo de Jesus que precisou ver a marca dos cravos nas mãos de Jesus para crer que Ele havia mesmo ressuscitado. Tomé tinha uma fé tão sentimental e natural que Ele chega a dizer que não bastava apenas ver as marcas dos pregos nas mãos de Jesus, mas que ele também queria colocar os dedos onde estavam os pregos.

Jesus satisfez o desejo de Tomé. Mostrou as marcas em suas mãos, deixou que Tomé colocasse os dedos em suas marcas, mas logo depois Jesus disse a Ele:
_Felizes os que não viram e creram.


Sem fé é impossível agradar a Deus, pois todos aqueles que do Senhor se aproximam, já precisam começar crendo que Ele existe.

Você se identifica com a Fé de Tomé? (VER = CRER). Essa era a fé de Tomé e é a fé da maioria das pessoas.
Tomé não era um incrédulo, não era uma pessoa comum. Ele era um discípulo de Jesus que andou bem próximo a Ele, acompanhou cada milagre de cura, de libertação, de salvação e mesmo assim Ele tinha uma fé debilitada e natural. Se aconteceu com um discípulo tão próximo de Jesus, pode acontecer com qualquer um de nós. É possível ser um cristão convertido que conheça a palavra de Deus, tenha visto muitos milagres ao seu redor, mas que viva uma vida natural e sem fé.

Ninguém pode ter fé pela experiência de outros. Faltava uma experiência de Fé na vida de Tomé. Jesus deu um recado a Tomé depois desse acontecido. Jesus disse a Ele: PARE DE DUVIDAR E CREIA! Creio que esse foi um evento muito marcante na vida de Tomé. Imagino que ele ficou muito impactado ao ver Jesus ressurreto em sua frente. Ficou espantado de poder tocar em suas mãos. Mas creio que Tomé ficou bem constrangido ao ouvir Jesus dizer a ele: Felizes os que não viram e creram. Era um recado direto ao coração de Tomé. Ele deveria mudar sua postura diante dos fatos. Ele deveria agora CRER para VER.

A Fé também tem a ver com um tempo de espera (a fé é a certeza das coisas que ESPERAMOS) e eu acho que essa parte complica tudo um pouco mais. Nós vivemos em um tempo onde a ansiedade impera em nossos dias, vivemos a era do fast food, onde tudo deve ser feito para ontem. Ninguém quer esperar. Ninguém pode esperar.
Mas o tempo da espera, não pode mudar a realidade de fé que existe em nosso coração. O tempo não muda a vontade de Deus, não anula os planos e as promessas de Deus para nossas vidas.

Quem quer agradar a Deus e viver pela Fé, precisa aprender a esperar e não se abalar. O tempo de espera é um tempo de aprendizado, tempo de ensino, tempo de crescimento espiritual em nossas vidas. É o tempo de espera que geram os testemunhos, é o tempo de espera que fortalece a nossa confiança em Deus, é o tempo onde temos a oportunidade de honrar a Deus mostrando uma fé inabalável e confiante nas promessas dEle para nossas vidas.

Não posso deixar de dizer também que é um tempo de lutas. Pois no tempo de espera para viver as promessas, temos que lidar com os nossos sentimentos, tribulações e com as circunstâncias reais, muitas vezes contrárias as promessas de Deus. Temos que lidar com a opinião das pessoas muitas vezes contrárias a nossa fé e temos que lutar principalmente contra o diabo que é o inimigo das nossas almas e que está trabalhando o tempo todo contra os planos de Deus para nós.

Contra todos esses adversários da nossa fé, temos que manter um espírito inabalável. Isso não é natural, não é a força do pensamento positivo, é FÉ!

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Salmos 51:10

Que você possa viver uma vida que agrade ao coração de Deus e que você construa um memorial de todas as vitórias e bençãos que Deus já liberou sobre a sua vida. Esse memorial te ajudará a continuar crendo e insistindo até que as promessas se cumpram.

Não desista no meio do caminho como muitos desistem. Não fique no meio do deserto por falta de fé. Continue sua caminhada com Deus, firme em Jesus que é a nossa rocha e mantendo em seu coração a certeza de que aquele que prometeu é fiel para cumprir.