Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.
Filipenses 4:8
Os nossos pensamentos tem um grande poder de controlar as nossas emoções e as nossas ações. Tudo começa pela nossa mente.
No livro de Filipenses, Paulo ensina através dessa carta, aos irmãos de Filipos, o que deveria ocupar os seus pensamentos:
1. Tudo o que é Verdadeiro
2. Tudo o que é Respeitável
3. Tudo o que é Justo
4. Tudo o que é Puro
5. Tudo o que é Amável
6. Tudo o que é de Boa Fama
No livro Battlefield of the Mind (Batalha na Mente), Joyce Meyer escreve um capítulo sobre Think About What You’re thinking About (Pense sobre o que você está pensando). E esse capítulo me chamou muita atenção, porque muitas vezes nós não damos atenção aos nossos pensamentos, de onde eles vem e onde eles podem nos levar.
Devemos ser cuidadosos com os nossos pensamentos.
Passe os seus pensamentos pelo crivo dos itens citados em Filipenses 4:8. Se os seus pensamentos não condizem com o que Paulo ensina, então troque os pensamentos, não os aceite e nem deixe que eles tomem conta das suas emoções e das suas ações.
O que nos ajuda muito a controlar os pensamentos, é tomar cuidado com o que vemos e também com o que ouvimos.
Encha a sua mente e medite na palavra de Deus. Preste atenção aos seus pensamentos, pois eles podem te levar ao pecado.
Quanto tempo você tem dedicado a pensar na palavra de Deus? Será que esse tempo é comparado ao tempo em que você medita nos seus problemas?
A bíblia nos diz que devemos meditar na palavra dia e noite e talvez a falta de meditar na palavra de Deus, pode ser a causa porque os seus pensamentos estão cheio de negativismo, medo, derrota, ansiedade e etc…
Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda o meu coração e os meus pensamentos.
Salmos 26:2
Não pense que você não tem o poder de escolha sobre os seus pensamentos:
“Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas. Assim também não podemos nos livrar de sermos tentados, mas podemos lutar para não cairmos em tentações.” (Martinho Lutero)