ASSUNTOS DE FAMÍLIA,  DEVOCIONAL

Controlando a ira, raiva e a fúria

Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal. Pois os maus serão eliminados, mas os que esperam no Senhor receberão a terra por herança.
Salmos 37:8-9

O versículo 8 nos convida a abandonar a raiva, a fúria e a irritação. Essas emoções negativas, quando nutridas, podem nos levar a tomar decisões precipitadas, tomar ações das quais não poderemos consertar depois, podemos perder amizades, emprego, prejudicando a nós mesmas e outros ao nosso redor. 

 

 “Irem-se, mas não pequem; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deem lugar ao diabo.” Efésios 4:26-27

Não é pecado ficarmos iradas, furiosas e irritadas. Mas não podemos nutrir esses sentimentos, abrindo portas para o diabo entrar em nossas vidas, fazendo grandes estragos. Irar-se não é pecado, mas dar lugar a ira e agir sob o domínio dela, nos leva a pecar.

A vida cristã é uma jornada de constante aprendizado. Não vamos acertar toda hora e muitas vezes vamos deixar a ira nos dominar. No entanto, viver irada, se irritando facilmente com tudo e com todos, não é o desejo de Deus para nós.

“O coração calmo dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” Provérbios 14:30

Se o coração calmo traz vida, o coração irado traz a morte. A nossa ira não produz a justiça de Deus e não nos faz sermos parecidas com Cristo. 

Se não controlarmos nossas emoções, não vamos entrar na terra prometida

Moisés não entrou na terra prometida por causa de sua ira. Ele pecou contra Deus e sofreu grandes consequências por causa do seu momento de fúria contra o povo de Israel. (Números 20)

⁵ Por que vocês nos tiraram do Egito e nos trouxeram para este lugar terrível? Aqui não há cereal, nem figos, nem uvas, nem romãs, nem água para beber! “

⁶ Moisés e Arão saíram de diante da assembléia para a entrada da Tenda do Encontro e se prostraram, rosto em terra, e a glória do Senhor lhes apareceu.

⁷ E o Senhor disse a Moisés:

⁸ “Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”.

⁹ Então Moisés pegou a vara que estava diante do Senhor, como este lhe havia ordenado.

¹⁰ Moisés e Arão reuniram a assembléia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar? “

¹¹ Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.

¹² O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”. 

Números 20:5-12

Quando Jesus estava indo em direção a Jerusalém, passou por um povoado Samaritano e ele e seus discípulos não foram bem recebidos.

Tiago e João ao verem isso, perguntam para Jesus se ele queria que eles fizessem cair fogo do céu para destruir aqueles homens. Mas Jesus os repreendeu e perguntou aos discipulos? Que espécie de espírito vcs são? Eu não vim para destruir o homem, mas vim para salvá-lo. Lucas 9:51

 

O nosso temperamento precisa ser controlado pelo Espírito Santo

Um homem que não sabe controlar as suas emoções e vontades é como a cidade com seus muros derrubados.” Provérbios 25:28

Uma cidade sem proteção é vulnerável a ataques, invasões e saques. Da mesma forma, uma pessoa que não controla suas emoções e vontades está exposta a tantos perigos.

Quando não controlamos nossas emoções:

🙁Tomamos decisões impulsivas

😕Temos dificuldade em lidar com situações desafiadoras

😱Prejudicamos os relacionamentos

😭Perdemos facilmente o foco e não somos perseverantes

Assim como uma cidade com muros fortes é protegida de invasores, quando dominamos nossas emoções somos capazes de atravessar as dificuldades da vida com mais segurança e sabedoria.

👉🏻Desenvolver o autocontrole é uma jornada contínua que exige muito esforço. Em Gálatas 5:22-23, encontramos o “fruto do Espírito”, que inclui nove características, entre elas o domínio próprio (autocontrole). O apóstolo Paulo nos ensina que essa qualidade é uma obra do Espírito Santo em nós, por isso é tão importante buscarmos uma vida em comunhão com Deus para termos o domínio sobre as nossas emoções.

Jesus na cruz nos ensina um alto domínio sobre suas emoções. Ao ser rejeitado e condenado à morte, Jesus pede a Deus que perdoe o povo, pois eles não sabiam o que estavam fazendo.

 O que fazer quando perdemos o controle? 

Pedir perdão para Deus e para as pessoas todas as vezes em que você se irar contra elas, te ajudará nesse caminho de crescimento e mudança. Não veja como normal ser uma pessoa explosiva, agressiva e sem controle sob suas emoções. 

Deus deseja transformar a sua vida e te fazer cada dia mais semelhante a Ele.