DEVOCIONAL

Como podemos lidar com as más notícias

Como é difícil aquele momento em que recebemos uma má notícia. Algumas más notícias tem o poder de mudar completamente as nossas vidas e o nosso futuro, como uma perda de um ente querido.

As notícias chegam e não podemos impedi-las. E muitas vezes tb não estamos preparadas emocionalmente para recebê-las.

Algumas más notícias que nos pegam de surpresa:

DESEMPREGO, PERDA DE UM ENTE QUERIDO, SEPARAÇÃO, TRAIÇÃO, UM DIAGNÓSTICO DE UMA DOENÇA GRAVE, TRAGÉDIAS, UM FILHO QUE CAI  NAS DROGAS, BRIGAS E DISCÓRDIAS, BULLYING, REJEIÇÃO.

Algo muito comum que pode acontecer conosco quando recebemos esse tipo de notícias, é questionarmos o amor de Deus por nós e tanbém Sua bondade.

Quando passamos por um profundo sofrimento, muitas vezes culpamos a Deus por não ter impedido que algo tão terrível acontecesse e por muitas vezes nos magoamos com Deus.

Alguns questionamentos do nosso coração podem ser:

  • POR QUE DEUS NÃO ME LIVROU DESSE SOFRIMENTO
  • POR QUE COMIGO?
  • O QUE EU FIZ PRA MERECER TAMANHO SOFRIMENTO?

Deus não tem um problema pessoal com você e nem te escolheu dentre tantas filhas, para ser a mais sofredora. Os sofrimentos da vida vem tanto para os justos e injustos.

Porque coisas más acontecem para pessoas boas?

Deus é bom e sempre continuará sendo bom. Mas as dores e sofrimentos que vivemos no mundo são consequências do pecado de Adão e Eva.

 Você já passou por algum momento onde parece que uma avalanche de coisas ruins começam a acontecer? Você nem conseguiu processar direito algo que aconteceu e já recebe uma outra má notícia?

Muitas pessoas não conseguem lidar com momentos difíceis na vida e acabam entrando numa depressão, se isolando, outros cristãos entram em uma revolta contra Deus e se afastam dos caminhos do Senhor.

Salmos 112:6,7 diz: 

“O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele. Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.” 

O justo não teme porque ele crê na bondade e fidelidade de Deus. Ele crê que o Deus que dirige todo o universo, dirige também a sua vida e trabalha para que todas as coisas cooperem para o seu bem mesmo que esteja passando por grandes tribulações.

Creia que tudo em sua vida tem um propósito

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28

Se você crê que tudo o que acontece na sua vida tem um propósito de Deus, você terá forças e fé para passar por todo tipo de situações.
Os dias de alegria tem um propósito, mas os dias de tristeza também tem. Em Romanos 8, aprendemos que tudo coopera para o nosso bem. 

 

Melhor estar na casa de luto do que estar na casa de festa 

É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!
A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração.
O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o dos tolos, na casa da alegria.
Eclesiastes 7:2-4

Se levarmos esse trecho bíblico literal, não podemos concordar que seja melhor estar em um velório do que em uma festa.

Tudo isso não significa que essas coisas são as preferidas das pessoas! Quem em sã consciência preferiria a mágoa? Quem desejaria ser convidado para ir a velórios? 

Essa passagem traz a reflexão sobre o resultado que essas coisas provocam em nós. Ir a uma festa, por exemplo, não causa um impacto tão profundo sobre a brevidade da vida e construção de sabedoria como ir a um velório. Quando estamos em um velório observamos o que somos, nossa pequenez, que temos um “tempo de validade” nesse mundo. 
Termino esse texto com esse versículo que nos leva a esperança de vivermos dias melhores. Se não for aqui nessa Terra, será na eternidade!

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.
Romanos 8:18