DEVOCIONAL,  MANÁ DO CÉU

O que é Adoração?

Existem muitas definições sobre adoração, mas eu quero compartilhar com você uma definição de adoração que pode ser muito diferente do conceito que você tem. Algumas pessoas pensam que louvor e adoração são apenas  momentos em que como igreja nos reunimos, cantando canções a Deus. Adoração é muito mais do que isso!

O nosso primeiro modelo de adoração é Jesus. O Maior ato de adoração de Jesus foi a sua morte na cruz, que exigiu a renúncia da sua vontade e obediência à vontade de Deus.

JESUS NA CRUZ

“E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro. E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.”
Marcos 14:32-39


E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.”
Lucas 22:42-44

Nessas duas passagens bíblicas de Marcos e Lucas, vemos um Jesus humano expressando emoções como as nossas (pavor, angústia, tristeza, agonia).

Jesus veio em carne para que fosse um modelo para nós, de alguém que sofreu as mesmas coisas que nós como humanos também sofremos.

No momento em que Jesus percebeu que a morte estava batendo a porta e que ele não poderia passar por um atalho para cumprir o seu propósito, Jesus sofreu e entrou em profunda angústia. E nesse momento tão delicado da vida de Jesus, ele nos ensinou como ser um verdadeiro adorador.

Jesus veio para fazer a vontade do pai. O propósito de Jesus era nascer, viver e morrer na cruz para salvar a humanidade e ele sabia disso. Mesmo sabendo disso, ao chegar o momento da morte, Jesus precisava tomar uma decisão. Ele poderia optar por fazer a vontade do Pai, ou fazer sua própria vontade. 

Adoração é a Renúncia da nossa vontade.

Todo aquele que se intitula um adorador precisa passar pelo vale da renúncia.

Jesus orou 3 vezes. Ele orou sendo sincero, colocando a sua vontade diante de Deus e declarou que a vontade de Deus seria maior do que a dele e seria feita.

Jesus não orou 3 vezes para que o Pai mudasse os planos, mas ele orou 3 vezes para mortificar a sua carne, para renunciar sua vontade dando comandos a sua alma para que o Espírito pudesse governar.

… afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.

Renunciar a sua própria vontade para viver a vontade do Senhor é a melhor decisão que você pode tomar.
Romanos 12:2

Assim como Jesus, você vai precisar se fortalecer no Senhor, subindo a montanha, passando pelo vale, jejuando, tendo um encontro com Deus. E assim como aconteceu com Jesus que após renunciar sua vontade, recebeu ajuda do céu ( um anjo que lhe fortalecia ) nós também receberemos essa força espiritual para vencermos essa batalha contra a nossa carne.

APÓS A RENÚNCIA, VEM A OBEDIÊNCIA

Jesus renunciou a sua vontade e depois ele obedeceu. Ele voltou da sua oração, chamou Pedro, Tiago e João e disse: Levantem-se porque o filho de Deus será entregue.
A obediência tem um custo alto e um preço a ser pago:
Jesus experimentou angústia, pavor e tristeza até a morte para obedecer ao Pai.

Muitas vezes vamos experimentar a tristeza, vamos ter que deixar amigos para trás, sonhos, planos, desejos, para se encaixar nos planos de Deus para nós. E Deus recebe tudo isso como adoração a Ele.
Não se esqueça que há uma recompensa para tudo isso. Jesus não está mais morto na cruz e sim assentado e reinando a direita do pai e você também reinará com Cristo.

Deus nos dá o escape, a ajuda do céu, a força que precisamos para entrar pelo caminho da obediência, o caminho estreito.
Obedecer é dar comandos a sua alma. Os nossos sentimentos muitas vezes não acompanham a nossa decisão. Mas é nessa hora que o nosso Espírito toma o controle e nos submetemos à vontade do pai.

A obediência sempre traz um fruto, te leva para o outro lado da ponte, te leva pra mais perto de Deus. Deus é o general e nós os soldados esperando pelas ordens do general. Viver em obediência é viver debaixo da sombra do altíssimo, no lugar de descanso.

Até onde você está disposta a ir para obedecer ao Senhor?


Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

João 4:23

Se Deus está à procura dos verdadeiros adoradores, é porque existem os falsos. Muitos se intitulam adoradores de Deus, mas não vivem uma vida de renúncia e obediência. São os falsos adoradores.

Que Deus encontre na sua vida uma verdadeira adoradora, que está disposta a renunciar a sua vontade para obedecer ao Pai.