Menos de mim

Nós somos seres que nascemos já pecadores e o Senhor Deus na Sua santa Misericórdia ao longo de nossas vidas com Sua mansa gentileza e paciência  vem nos convencendo do pecado que mora em nós, direcionando-nos a buscar um salvador que é Jesus Cristo.

Não apenas pareça estar viva, mas viva de fato!

Imagine comigo lindas flores em um vaso. Eu gosto muito de flores! Tão belas, suas pétalas tão suaves e aveludadas, um cheiro tão único e intenso, tantos atributos nelas que quando as colocamos em nossas casas, elas embelezam todo o ambiente. São tão atraentes aos nossos olhos que quando olhamos até pensamos que aquelas lindas flores no vaso estão vivas. Pois é, elas parecem mas não estão! Essas lindas flores foram cortadas de suas raízes no solo. Elas não podem pegar seus alimentos da terra mais, então é uma questão de tempo apenas para elas murcharem e perderem seu vigor. De fato elas já estão mesmo mortas.

Parece triste enxergamos por essa perspectiva, porém através dessa ilustração quero que vocês reflitam comigo no versículo abaixo:

“E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”

Gênesis 2:16,17

Como vocês já devem saber, eles desobedeceram a Deus. E assim diz na bíblia:

“Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” Deus disse que se eles comessem daquela árvore eles morreriam e foi o que aconteceu, Adão e Eva morreram.

Gênesis 3:6

Até pode parecer para nós que eles não morreram pois eles não caíram mortos no chão logo depois que morderam da fruta, não é mesmo?
Na Palavra de Deus vemos que eles foram expulsos do Jardim do Éden.

“Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado.”

Gênesis 3:23

Essa passagem nos confirma que eles pareciam estar vivos. Aqui chegamos ao centro de nossa reflexão.

Sendo verdade que Eles morreram isso nos ensina que existem dois tipos de mortes:

1. Quando nosso corpo morre:
Quando isso acontece não podemos mais viver nesse mundo. Isso não foi o que aconteceu com Adão e Eva. Pois quando eles comeram do fruto viram que seus corpos estavam nus e então fizeram roupas para si com folhas. Então sabemos que eles ainda estavam vivos em seus corpos. 

Mas existe outro tipo de morte. Lembra das lindas flores no vaso? 

2. Quando somos cortados da presença de Deus
Então, foi da mesma maneira que aconteceu com Adão e Eva que foram cortados de Deus. Foi isso que Deus quis dizer sobre a morte que eles teriam se eles comessem da fruta proibida. 

A Presença de Deus é o nosso sustento e sua Palavra nosso alimento. Estar no Senhor é vital para nós. Devemos cultivar uma vida diária de deleite na presença e intimidade com o Senhor.

ASSISTA TAMBÉM: DEVOCIONAL NO INSTAGRAM

https://www.instagram.com/tv/COtjOtWDOu-/?utm_source=ig_web_copy_link

Uma nova Natureza

A nossa natureza é caída no pecado, como mencionamos no início. Existe uma batalha diária da nossa carne querendo convencer nosso espírito. Nascemos  uma nova criatura em Cristo Jesus, nossa natureza é transformada quando aceitamos Jesus como Senhor e salvador.

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”

Efésios 4:22-24

Não devemos viver  os nossos dias querendo adestrar nossa natureza caída, é necessário mudar de natureza, andar no Espírito. O Espírito de Deus em nós tem que ser o domínio e nossa carne tem que se sujeitar a Ele.

Essa transformação tem o poder de permitir que as pessoas ao seu redor possam ver o caráter de Jesus através de você, pois  a cada medida que o governo do Espírito é maior em você, você se parece mais com Jesus e menos com você mesma. Se alimente da Palavra de Deus e seja renovada todos os dias num encontro íntimo com Ele.

Concluímos que o mal está em nós mesmos, nossa carne querendo sobressair. 

Quando no duelo da carne com o espírito,a carne está em evidência, somos como as flores do vaso vivas só no corpo mas mortas na essência/espírito sendo somente uma questão de tempo para o vigor se esvanecer.

Seja conhecida do Senhor Deus

Um dia minha filha de 7 anos viu seu nome no google e falou: “mãe eu sou famosa”. Que triste, pensei!  Com apenas 7 anos e já lutando contra aquilo que muitos de nós lutamos ao longo da vida.

Quem nos reconhece? Recebemos o reconhecimento que achamos que merecemos?

Nosso desejo de reconhecimento não seria um problema se não tendessem a substituir Jesus como o foco de nossa atenção. Mas estar absorvido por nós mesmos O tira de cena.

A vida não pode ser tudo sobre nós e tudo sobre Jesus ao mesmo tempo. Isso torna a declaração de Paulo de que ele considerou “tudo como perda por causa do valor incomparável de conhecer a Cristo” ( Fp 3: 8) estrategicamente importante. Diante de uma escolha entre ele e Jesus, Paulo intencionalmente descartou as coisas que chamariam a atenção para si mesmo, para que pudesse se concentrar em conhecer e experimentar Jesus.

Para nós, a decisão é a mesma. Viveremos para chamar a atenção para nós mesmos? Ou vamos nos concentrar no privilégio de conhecer e experimentar Jesus mais intimamente?

Medite nessa pergunta pessoal:

Nossas escolhas trazem honra a Deus ou a nós?

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.”

Gálatas 5:25

Oremos Juntas:

Senhor, obrigado por me lembrar do valor de conhecê-lo mais intimamente. Ajude-nos a se  manter no caminho enquanto buscamos uma caminhada mais profunda com o Senhor. Querido Deus nos ensine a ser viva em Ti e em confiar sempre em o que em Tuas Palavras.