Hoje, vamos falar de um crescimento que não é o da nossa estatura ou dos nossos filhos e coisas do tipo. Vamos juntas refletir sobre o nosso “Crescimento Espiritual”.
Significado literal da palavra crescimento:
Melhoria, avanço, desenvolvimento, progresso, evolução, acréscimo em importância.
Juntas vamos imergir no profundo desse processo de avanço e desenvolvimento, onde cada dia com Jesus deve valer a pena, uma vez que nascemos de novo quando O recebemos no coração.
Nele temos a liberdade para recomeçar e a esperança pra continuar. Jesus atende todas as nossas necessidades espirituais. Ele é o advogado que Deus nos oferece, que nos defende e cuida da nossa alma.
Servimos a um Deus que não tem limites e Seu amor nos alcança continuamente. Tudo o que Ele faz durará eternamente.
A medida que o reconhecemos e seguimos os seus ensinos de amor, Ele enraíza em nós o Seu propósito, significado e alegria de viver.
Vamos lá,
Quero te convidar aonde você está , a analisar o contexto de um todo na perspectiva de Deus. Pense nessas duas perguntas fundamentais:
1. O que Deus está fazendo aqui e agora?
2. E como devo responder a isso?
As suas respostas para essas perguntas, irão te definir e trazer respostas a você mesma de como são os seus pensamento à respeito de Deus, de você mesma, da vida, do que é importante e do que você tem se enchido diariamente.
O mundo, a sociedade, a vida moderna, a dureza das pressões da vida podem nos deter na superficialidade das emoções nas circunstâncias, e então ficamos confusas a respeito das promessas de Deus.
Na insatisfação de muitos cristãos, a vida em fé tem se tornado confusa interiormente, porque na insatisfação podemos estar andando distantes do que Deus tem para nós. Temos que entrar em sintonia com o tempo de Deus porque Deus e sua graça não trazem confusão. Estamos no processo que vai daquilo que somos (depois de nascidos em Cristo) até para o que está por vir, na jornada para nossa morada eterna!
Aqui então entra o ponto central de nossa reflexão, sair dos ‘sintomas’ e ir direto para o coração que é o que importa. Nossas reações não devem ser exageradas diante dos eventos imprevisíveis da vida e devemos continuar constantes em reverência ao único que é digno, o nosso Deus.
Justificação e Santificação
Quando nascemos em Cristo somos justificados – isto é, um evento que nos assegura do nosso perdão e aceitação diante de Deus!
Já depois deste evento ocorrido seguimos uma vida até a eternidade em santificação – que é um processo contínuo que opera na transformação radical de nossos corações
Justificação é o trabalho totalmente completo de Deus para nos dar o perdão.
Santificação é o trabalho contínuo de Deus para nos transformar e nos fazer crescer.
- Deus não nos prometeu um bom emprego ou ótimos filhos.
- Ele não nos prometeu um casamento fácil e um lugar confortável para morar.
- Ele não nos prometeu saúde física e uma boa igreja para participar.
- Ele não nos prometeu que iríamos experimentar a riqueza e que estaríamos cercados por coisas que vão nos entreter.
O que o pecado tem feito em nós
Para que possamos entender o que Deus está fazendo aqui e agora em nosso meio é importante nos atentarmos ao que o pecado faz com a forma de funcionamento dos nossos corações.
Já é sabido que o pecado nos faz violentadores da lei, mas o fundamental em tudo isso é que o pecado ataca a fundação dos nossos corações de forma destrutiva, violando o que reverenciamos e prestamos culto. Por causa do pecado é muito rápido substituir o temor a Deus por temor e reverência a nós mesmos.
‘E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
2 Coríntios 5:15
Paulo está falando sobre duas perspectivas opostas da vida. Em um sobre o coração que está cheio com uma visão do que eu quero para mim e para o meu mundo; no outro, o coração que está cheio de admiração por Cristo e o que Ele tem feito.
Com esse verso, podemos nos agarrar na verdade de que todo nosso pensamento, desejo, palavra e ação existem para serem motivados e moldados pelo culto e adoração somente ao Senhor. O pecado muda essa ordem de reverência e vai na motivação de nossos corações nos levando a cultuar nós mesmos como centro.
O pecado captura e redireciona o sistema motivacional de nossos corações de uma maneira que praticamente remodela nossa vida e modifica a maneira como nossos corações operam.
O que a justificação faz em nós
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.”
Romanos 8:1
Essa é a essência do cristianismo. A mensagem central e fundamental de Deus para o mundo. É por essa verdade que damos nossas vidas, comunicando a todos: Nenhuma condenação há para quem está em Cristo Jesus!
Depois de justificadas em Cristo o nosso coração está agora desperto para a glória de Deus de uma maneira que nunca esteve antes. Porém, ainda teremos conflitos internos, pois continuam as enormes batalhas motivacionais a serem vencidas, que para um cristão é um processo que dura a vida toda, o processo de santificação.
Santificação é de fato a graça de Deus fazer por nós o que não podemos fazer por nós mesmos: recuperar o coração extasiado e reverente por Deus e somente por Ele.
Quanto mais a admiração por Deus governar os sistemas de motivação do nosso coração, mais amaremos Seu reino e encontraremos prazer em servi-lo e satisfação em fazer a vontade Dele. A mudança precisa ocorrer também na mente!
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2
Santificação é se tornar progressivamente parecido com Jesus. Pouco a pouco, ao longo do tempo, desde a conversão até Jesus voltar ou morrermos, estaremos no processo de santificação.
Deus guerreia por nós
Visto que somos incapazes de fugir ou mudar o nosso coração, precisamos depender da poderosa e transformadora graça para fazer por nós o que não podemos fazer por nós mesmos.
Ele enviou seu Espírito para viver dentro de nós!
O Seu Espírito luta contra a nossa carne.
Como essa batalha se arrasta profundamente dentro do sistema motivacional de nosso coração, deve ser combatido de dentro para fora.
O pecado sequestrou nossos corações e colocou “EU” no centro de tudo – o lugar onde Deus deveria estar. Essa é a guerra da santificação!
“ Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.”
Gálatas 5:16-17
O crescimento espiritual é a recuperação de nossos pensamentos, desejos e motivações para Cristo.
O nosso inimigo, nessa jornada de santificação é pontual e eficaz em nos confundir e nos enganar tentando mudar as nossas motivações ao longo do processo de crescimento. O Senhor é contigo e está a seu favor em todo tempo. Jesus pagou um alto preço para que você fosse perdoado e transformado a imagem e semelhança de Cristo. Continue firme na sua jornada de crescimento, mantendo o foco sempre em pessoas e nunca em coisas. Por isso não se distraia!