“Óh vinde, adoremos e prostre-mo-nos, ajoelhemos diante daquele que nos criou.”
Salmos 95:6
Por toda a bíblia nós somos convocados a adorar a Deus e foi para isso que nós nascemos. A grande luta do inimigo contra nós é para que a nossa adoração que deveria ser para o nosso criador, não seja entregue a Ele. O diabo está à procura da sua alma e da sua adoração. Satanás foi lançado do céu justamente porque desejou ser como Deus, ele desejou receber a adoração dos anjos, desejou governar os céus e ser maior do que Deus. Até hoje ele continua lutando para receber a sua adoração.
Na tentação de Jesus por Satanás no deserto, vemos que Satanás estava disposto a entregar tudo o que possuía apenas para receber a adoração de Jesus.
“Levando-o a uma altura, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. Disse-lhe o Diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me tem sido entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, pois, me adorares, tudo será teu.”
Lucas 4:6-7
E você sabe com qual foi a resposta de Jesus diante da tentação?
Disse Jesus: “Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele servirás.”
Jesus não foi o único a ser tentado por Satanás em troca de sua adoração. Nós também somos tentados pelo diabo nessas mesmas condições. Na sua luta incansável por receber a adoração que deveria ser para Deus, o diabo tem vencido muitas guerras. E não estou falando dos que ainda não se comprometeram com Jesus e sim daqueles que fizeram uma aliança com Cristo.
O diabo na luta pela sua alma, usa de várias estratégias para te destruir. Ele usa as circunstâncias, usa pessoas queridas ao seu redor, tenta mostrar o quanto você é pequeno colocando complexos de inferioridade e se mesmo assim ele não conseguir te afastar de Deus, ele vai tentar se tornar o seu aliado. O diabo vai tentar usar contra você a mesma semente que surgiu em seu coração e que o fez cair do céu, trazer a glória para si mesmo. Sutilmente ele vai começar a dizer o quanto você é bom, o quanto você é talentoso, e o quanto você consegue fazer coisas que ninguém mais consegue fazer. E é aí que muitos tem caído. Foi a mesma tática que ele usou contra Eva no Jardim do Éden (Gênesis 3). O argumento usado pela serpente para que Eva comesse do fruto da árvore da vida, foi que se ela comesse do fruto proibido por Deus, os seus olhos seriam abertos e ela seria como Deus, conhecendo o bem e o mal. Foi exatamente aí que a serpente conseguiu convencer Eva a comer do fruto, imprimindo nela o desejo de ser igual a Deus.
O homem está sempre em busca de reconhecimento próprio e de receber a glória para si. Queremos ser reconhecidos pelo nosso bom trabalho, pelos nossos talentos e habilidades, pela nossa bela voz, pelo nosso conhecimento, pela nossa posição social. Queremos ser servidos, queremos estar em posição de destaque. Não há como fugirmos disso. É a nossa natureza carnal e caída que está impressa dentro de nós, é a natureza de Adão, é o princípio do anjo que caiu do céu. Em algum momento de nossas vidas seremos confrontados e teremos que travar uma luta que nasce dentro de nós. Receber a glória para si. Deus não divide a glória dele com ninguém. Os dons e talentos que recebemos de Deus, não são para sermos grandes e reconhecidos pelos homens, mas para edificação do reino de Deus. Para a Glória de Deus!
Em João 8:54 Jesus diz: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus. Paulo escrevendo aos Gálatas disse as seguintes palavras: Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Temos que morrer para o mundo e para seus princípios. Temos que vencer o inimigo que está tentando nos destruir.
O mundo nos ensina a correr atrás da glória e do reconhecimento, mas Jesus nos ensina que devemos buscar não o reconhecimento dos homens, mas o de Deus.
Quando entregamos a Deus toda glória, nós vencemos a luta contra o nosso inimigo. Aquilo que recebemos do Senhor, devemos devolvê-lo para que o nome dEle seja exaltado através de nós.
No amor de Cristo,
DICAS DE LEITURA