Prepare o Caminho

A vida é sempre muito ocupada para muitos, cheia de responsabilidades e afazeres. Uma estratégia valiosa que traz a ordem para nossa vida é a organização e administração sábia dos nossos dias para que todas as coisas ocorram com sucesso em nossas vidas precisamos parar, aquietar corpo e alma e planejar os próximos passos. 

Quando investimos esse  tempo no planejar estamos nos rendendo a um processo importante que se chama preparação, o qual considero um tempo rico e precioso onde estamos nos equipando e munindo nossa mente para o que vai acontecer. 

Preparar é um verbo que tem seu significado como: aparelhar, arrumar antecipadamente, pôr em condições adequadas (para atividade posterior). 

Observe que quando se pára e planeja ocorre uma preparação material/física e também uma preparação mental. Sua mente tem a expectativa de algo que está por vir.

Trazendo esse contexto para essa época do ano, antes mesmo de dezembro começar, se observa a movimentação mundial de tornar tudo ao nosso redor com cores, símbolos, cheiros e motivos natalinos. Esse é um evento comemorado por quase todas as pessoas, porém, junto com Dezembro e todos esses motivos de natal estampados nas mídias, lojas, escolas e etc ,me vem à mente uma pergunta:
Será que todos estão celebrando o mesmo motivo?

Essa preparação(antecipação) tão nítida e óbvia aos nossos olhos deve ser clara e experimentada de uma forma única primeiramente em nossos corações. O Natal vai além  de todas suas expressões de marketing sazonal. 

As maneiras de apreciar essa estação natalina se diverge com diferentes tradições de família para família. Cada um tem sua forma peculiar de celebrar essa data. Mas a questão crucial não é como os outros veem o Natal, mas antes considerar o que a celebração significa para si mesmo.

Passado mais de trinta anos depois de seu nascimento, Jesus perguntou aos Seus discípulos:

 “Quem as pessoas dizem que o Filho do Homem é?”. Eles deram respostas que outros haviam dado: João Batista, Elias, talvez outro profeta. Porém Jesus lhes perguntou individualmente: “Quem vocês dizem que eu sou?”. Pedro respondeu: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Mateus 16-13-16


Enquanto muitos celebram, este ano, o Natal sem pensar em quem o bebê realmente é, eu venho por meio dessas palavras causar um encorajamento dentro de nós mesmos para que de dentro para fora possa haver uma preparação para celebrar, viver e contemplar o Natal. 

“Fará retornar muitos dentre o povo de Israel ao Senhor, o seu Deus. E irá adiante do Senhor, no espírito e no poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, para deixar um povo preparado para o Senhor”.

Lucas 1:16-17

Sabe, para mim pessoalmente essa passagem acima, que foram as palavras dada ao sacerdote Zacarias da parte do anjo Gabriel a respeito de João Batista, me traz a reflexão que dessa mesma forma que João Batista fez por Israel – “…para deixar um povo preparado para o Senhor”. (Lucas 1: 17b ) ,a preparação ou antecipação espiritual sugerida aqui  pode ser feita por nós, nos deixando preparados para celebrar ardentemente somente o nosso Salvador. Não podemos deixar que o Natal nos encontre despreparados. Quero dizer espiritualmente despreparados. A alegria e o impacto do Natal serão muito maiores se estivermos prontos em nosso interior.

Para que você esteja preparado

Comece refletindo em duas questões cruciais: o Natal é apenas uma história reconfortante sobre um bebê nascido num estábulo ou foi o nosso Criador que de fato visitou a Sua criação e se tornou um de nós?

Em primeiro lugar, medite no fato de que precisamos de um Salvador, pois somos pecadores e estamos desesperados por um resgate. Com essa convicção estabelecida primeiramente no seu espírito, o Natal é uma realidade pessoal antes de se tornar um vislumbre. 

“Hoje nasce para vós na cidade de David um Salvador , que é Cristo Senhor.”

Lucas 2:11


Se você não precisa de um Salvador, você não precisa do Natal. O Natal não terá o efeito desejado até que sintamos desesperadamente a necessidade de um Salvador.

Permita que essas curtas meditações de preparação ajudem a despertar em você um sentimento de necessidade pelo Salvador.

Em segundo lugar, faça um auto-exame intencional orando o versículo abaixo:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” 

Salmos 139:23,24

Que os nossos corações lhe preparem o espaço limpando a casa.
Prepare um caminho em seu coração para que somente Jesus e a significância que Ele tem em sua vida seja contemplado sem distrações na celebração do Natal.


Terceiro, crie antecipação, expectativa e entusiasmo centrados em Deus em seu lar – especialmente para as crianças. Se você está animado com Cristo, eles também ficarão. 

Se você só fizer do Natal um evento emocionante com as coisas materiais, como é que as crianças terão sede de Deus?

Dobre os esforços de sua imaginação para tornar a maravilha da chegada do Rei visível para as crianças. Ore pedindo a Deus que em Sua majestosa criatividade, sem limites, te leve a criar uma tradição peculiar que aponte somente ao caráter e pessoa de Cristo em sua casa e que seja diferente de qualquer coisa já feita pelo mundo lá fora, Ele te vai surpreender, pois o Seu próprio Espírito Santo te vai ensinar e te aconselhar na verdade que você não via antes.

Quarto, invista mais tempo nas Escrituras e memorize as grandes passagens!

 “Não é a minha palavra como fogo, declara o Senhor”

Jeremias 23:29

Reúna-se diariamente ao redor deste fogo neste período que antecede o Natal. Nesse tempo que você escolheu não somente ornamentar tudo que seus olhos podem ver, mas que primeiramente você decidiu desenvolver a preparação de seu espírito para que no dia da festa e celebração seu interior esteja aquecido, brilhante com cores de graça. Pois ‘Esse fogo’ cura todas feridas e é luz para as noites escuras.

Feliz Natal!