Organização da Casa

Penso que muitos de vocês já ouviram falar da profissão de Personal Organizer, ou talvez alguém ainda não sabe exatamente do que se trata. Então, vou te explicar. É uma profissão relativamente nova no Brasil, com menos de 20 anos no mercado. Mas nos EUA ela já existe há quase 40 anos. Como o nome já diz se trata de uma organização pessoal, onde você contrata uma pessoa para organizar toda sua casa, ou algum cômodo específico. 

Para a parte prática, a mão na massa é assim que funciona, sua casa será organizada de uma maneira que a bagunça e a desorganização não se instale novamente.  Parece uma maravilha, certo? Mas infelizmente contos de fadas não existem, e  outros aspectos  têm que ser levados em consideração.

Muitas pessoas se denominam ARRUMADAS, ou até mesmo dizem que são ORGANIZADAS,  mas existe uma grande diferença entre ARRUMAR e ORGANIZAR. 

Quando você arruma,  apenas tira do seu campo de visão as coisas para que tudo pareça  perfeito,  agradável, bonito, mas é como se você escondesse a bagunça. Mais cedo ou mais tarde em um curto espaço de tempo você terá que voltar e rever o que foi feito.  Já na organização você encontra um lugar lógico, funcional, prático e  PERMANENTE para tudo que quer acomodar. 

E como eu sei por onde começar?

Primeiro você tem que fazer a seguinte pergunta: “Por que preciso ser mais organizada?

Eu sei que encontrará inúmeros motivos para começar e posso te dizer que no início não é fácil, mas quando você começa e vê o quanto isso te traz alegria, paz, tempo de qualidade com a família, tempo para se cuidar, ler um livro com calma, sair pra tomar um café com as amigas ou com seu esposo , sem ficar pensando naquela bagunça do quarto que precisa de um bom desapego, da roupa pra passar que sempre fica em segundo plano, você verá o quanto vale a pena.

Leia também: E quando seu guarda-roupa não te satisfaz?
https://mulheresemdeus.com.br/guarda-roupa/

Eu posso te garantir que de pouco a pouco você começará a ver com outros olhos o quanto a organização pode ser a solução para alguns problemas que talvez você ache que são   impossíveis de serem resolvidos. 

A organização deixa a vida mais leve e mais alegre

Lembre-se que sua casa deve ser uma extensão sua, você precisa estar bem para que as coisas à sua volta fluam bem. Seu lar tem vida, tem sorrisos na cozinha, tem conversas ao redor da mesa, nesse momento memórias estão sendo criadas,  então se houver bagunça, farelos pelo chão,  almofadas espalhadas, está tudo bem. Seja feliz primeiro, depois em minutos tudo volta em ordem, porque as coisas terão seu lugar certo. 
Seja feliz, e tenha um lar feliz e organizado.

DICAS

. Comece pelo que mais te incomoda, o que mais te atormenta, e lembre-se, não existe organização sem desapego. 
. Comece aos poucos, uma gaveta, uma parte do closet ou guarda-roupas.
. Estipule um tempo por dia, assim gradativamente você vai se superando e vendo o quanto isso vai te fazer bem.

Existem etapas a serem seguidas para um começo de sucesso:   


1. DESAPEGO
Doe, descarte o que já não está bom para uso, Algo para conserto também separe e leve para ser consertado.
2. SELEÇÃO
Nessa hora é muito importante visualizar tudo que está organizando, para poder separar o que fica e o que vai embora. Seleção e desapego estão sempre juntos, um depende do outro. 
3. CATEGORIZAÇÃO
Você pode usar caixinhas organizadoras, potes, separadores de gavetas, tudo que seja útil para que você visualizar tudo. Os itens separados e guardados em caixinhas você sabe exatamente o lugar que ele deve voltar depois de ser usado.  Não precisa de comprar se não quiser, se você tem caixinhas bonitas use para um começo, depois vá trocando e padronizando a seu gosto. 
4. LOCAÇÃO
O lugar lógico onde você escolheu para guardá-los, de preferência que fique visível. E lembre-se o que você mais usa sempre deixe no seu campo de visão, facilita na hora da procura.  

É um assunto bem extenso, mas comece pelo que já ensinei aqui e com certeza você terá resultados positivos!
envolva sua família, ela precisa fazer parte desse processo de transformação também.

Casa organizada, casa feliz!!!  

Juliana Dutra – @organize.by.ju