ASSUNTOS DE FAMÍLIA

O que está trazendo divisão em seu casamento?

Nunca se ouviu tanto falar em divórcios, brigas nos lares e separações nas famílias. Até parece essas decisões trarão alívio, paz, tranquilidade, sossego e quietude. Hummm… hummm…, quase me senti em uma aula de yoga (risos).

O que tem ocorrido nos últimos tempos de tão ruim, forte e desanimador entre as pessoas que findam em separações?

Quero citar algumas situações que tem trazido essa angústia aos casais. Um ponto onde podemos iniciar a resposta à questão acima é a falta de diálogo respeitoso.

Nesse momento de Coronavírus, muitos casais e muitas famílias precisaram se recolher o tempo todo em casa e com todos os indivíduos da família. Fazendo com que exista o convívio diário, que possivelmente para muitos, nunca tenha existido antes. Conviver significa estar com alguém, ter uma vida em comum, o que infelizmente não significa que as pessoas têm tido o prazer no convívio familiar. Muitos tem o olhar no desgaste, no desrespeito, na impaciência, assim encontrando o caminho mais fácil (engano) a separação, o distanciamento e até o divórcio.

O ser humano é hábil em enxergar as falhas do outro, faz até a lista dos erros acusando o cônjuge, e pior, comparando as suas qualidades. É comum no consultório, o paciente durante toda a sua sessão falar e queixar-se do outro, parecendo até que ele é perfeito. O ser humano tem facilidade em perceber, criticar, apontar os defeitos do outro e muita dificuldade em olhar para os seus erros e seguir em frente para corrigi-los. Comece a olhar aonde estão suas falhas, no que você precisa melhorar.

Ser humilde não é ser bobo de alguém, ser humilde é ser humano, é ter uma maior chance de perdoar os outros, fazendo com que o relacionamento seja duradouro. Isto fará com que vocês vençam e destruam o momento da discórdia. Humildade não é se diminuir, não é se envergonhar, não é se vangloriar, é reconhecer que no casamento ambos os pontos de vista do casal têm valor e que a relação do matrimônio é mais importante do que quem acertou, quem errou ou quem é culpado. Isto só trará amargura para vocês. Terrível é estar com uma pessoa orgulhosa e dona da razão. O Orgulho não consegue trazer nada de bom para uma relação, apenas impede que o ato da humildade adoce seu casamento e que o perdão traga suavidade no dia a dia.

Julgar para apontar quem está certo é muito complicado quando você está no meio da turbulência de um dia de confusão. Pode ser que o seu interior esteja tão cheio de conflitos que você só enxergue o caminho do erro e da acusação. Antes de brigar, de julgar o seu cônjuge, lembre-se que vocês são diferentes, que vieram de famílias distintas, são duas personalidades e até mesmo de culturas nada parecidas. Na foto abaixo não nos comparo à animais. É só uma pitada de bom humor, mas uma gravura que nos mostra com clareza a respeito das diferenças.

Um dos pontos mais melindrosos aos casais, são as incompatibilidades e problemas financeiros que estão entre as principais causas de divórcio. O marido e a esposa têm dificuldade de dedicar um tempo para dialogarem sobre o planejamento financeiro, orçamento da casa e análise do ganho, dos gastos, de como investir e até mesmo de como poupar. Inúmeros casais nem tentam a união das finanças e passam anos dizendo isso é meu ,eu comprei, eu paguei. Eles se esquecem do que a Palavra de Deus diz no livro de Lucas 11:17c “…uma casa dividida contra si mesma não prospera.”

Disputa entre os casais não é nada raro de se ver. Muitos disputam o amor dos filhos, qual tem familiares melhores, qual tem o maior cargo no trabalho, quem mais se destaca, quem tem mais dinheiro, quem é o mais bonito. Que absurdo! Quando você entender que o seu cônjuge é o seu amigo, parceiro, sócio e NÃO o seu concorrente, de que vocês precisam apoiar um ao outro caminhando juntos, tudo será mais leve e próspero, esteja certo desta verdade.

Para quem quer ter a SOMA do bem em seu casamento e não a Divisão, vamos iniciar um tempo novo? Uma visão nova sobre você, sobre o seu cônjuge?
Você ainda sem muita esperança, pode estar se perguntando, como?

Vou ajudar te mostrando sete atitudes:

1- Orar, buscar o socorro, a solução em Deus.

No livro de Isaías, capítulo 41:21 a Palavra diz: “Exponham a sua causa”, diz o Senhor; apresentem as suas razões.” Lindo é ler também em Salmo 9:9 e 10: “O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia. Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam.” Deus é tão maravilhoso que Ele está pronto para ouvir a sua causa, sua petição, seu choro, seu clamor e totalmente Disposto a dar a você, a vocês, a cura, a libertação, o entendimento, um tempo de alívio e paz. Basta você desejar buscá-Lo.

2- Conversar, dialogar é uma fala de mão dupla. Os dois falam, os dois ouvem e respondem. Não é um monólogo!

Ainda que um dos cônjuges seja mais calado, ele irá aprender aos poucos a se comunicar através do diálogo. Existem momentos em que você não sabe o que falar, então, apenas permita o silêncio do olhar dizer por você.

3- Perdão é enriquecedor em um relacionamento.

O ser humano é falho. Nós falhamos. E quando entendemos que o ato de perdoar é vindo de dentro para fora do coração para o seu cônjuge, que o liberar perdão é libertador para ambos tudo será mais leve entre vocês. Caso a mágoa esteja tão profunda, apenas verbalize em voz alta: eu libero o perdão a “fulano”, sobre “ tal situação” e ore pedindo para o Espírito Santo agir em você e por você, que certamente Ele o fará com maestria.

4- Ser gentil não é frescura, é o ato de fazer a bondade.

Gentileza gera gentileza, isto é uma grande verdade. Há quanto tempo você não faz um elogio ao seu marido ou faz uma massagem levemente em seu pescoço, para deixá-lo mais relaxado? Há quanto tempo você não agradece pelo jantar que sua esposa preparou, mas antes você pensa: …não faz mais que a obrigação! Comece com as pequenas atitudes de gentileza que certamente se iniciará um processo de delicadeza entre vocês.

5- Tenha paciência e seja serena. O homem ama ver a sua esposa serena.

Com paciência o diálogo se torna muito mais entendível e prazeroso. Tem até a piadinha: “…o homem é o cabeça e a esposa o pescoço, com sabedoria e gentileza ela vira para onde for o melhor.”

6- Encorajar e acreditar que o outro é capaz e que ele pode seguir em frente.

Demonstrar o seu companheirismo, fazer elogios irá ajudar seu(a) amado(a)ir mais longe. Até as plantas gostam de elogios, quem dirá uma pessoa?

7- Aja com sabedoria em suas atitudes, falas, compras, afazeres e amizades.

O bom posicionamento de uma pessoa sábia, trará a relação uma demonstração de respeito, compreensão e zelo. Isso tornará o seu cônjuge mais feliz e confiante, resultado de quem é casado com alguém idôneo e equilibrado.

Todo casamento que passou, ou está passando pela fase da desilusão, do desgaste e até pela fase da análise de uma separação, precisa passar também pela análise do bom senso. Não deixe que o gelo, a indiferença, as brigas e acusações, tomem maiores proporções entre vocês.
Muitas vezes aquela paixão do início já passou. Você e seu amado já não sentem mais o mesmo. Saiba que depois da paixão para muitos vem o amor. Amor sábio, amor inteligente, amor equilibrado, amor paciente. Esse sentimento nobre pode trazer a vocês emoções mais intensas que a paixão.
Tenha certeza que há um caminho para uma restauração impecável.