Como lidar com o ciúmes no casamento?

O ciúme é um sentimento de tristeza ou raiva que surge ao imaginar que a pessoa amada pode se relacionar com outra. Na Bíblia, Paulo o coloca como obra da carne e, por isso, deve ser mortificado em nossas vidas.

“Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões e facções.”
(Gálatas 5:19-20)

No entanto, na Bíblia, também vemos Deus falando sobre o ciúme que ele tinha pelo seu povo, que é um ciúme saudável, por cuidado e zelo, devido à traição deles no relacionamento com outros deuses.

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Tenho muito ciúme de Sião; estou me consumindo de ciúmes por ela’.”
(Zacarias 8:2)

“Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que ele fez habitar em nós tem fortes ciúmes?”
(Tiago 4:5)

“Eles o deixaram com ciúmes por causa dos deuses estrangeiros, e o provocaram com seus ídolos abomináveis.”
(Deuteronômio 32:16)

Qual é a posição da bíblia em relação ao ciúme no casamento?

A bíblia apresenta o ciúme no casamento como algo negativo. No livro de Números, capítulo 5, Deus estabeleceu uma lei sobre o ciúme, indicando como lidar com a infidelidade. Em algumas versões, a palavra “espírito do ciúme” aparece mais de uma vez em Números.

Causas do ciúme:

O ciúme pode se manifestar de diversas maneiras. No caso das mulheres ciumentas, é importante refletir se o ciúme é exclusivo do marido ou presente em todos os relacionamentos. Há pessoas que sentem ciúmes de amigos, filhos, mães e sogras. Por trás desse sentimento está o orgulho, a sensação de posse e superioridade. A pessoa ciumenta acredita que ninguém pode ser melhor do que ela e exige atenção exclusiva.

Além do orgulho, a insegurança é outra causa comum do ciúme. O ciúme doentio pode sufocar o cônjuge e prejudicar o casamento. Mulheres que desconfiam constantemente, não dão espaço para o marido e suspeitam de suas intenções, podem estar agindo movidas pela insegurança.

O ciúme doentio pode ser um complexo de inferioridade e desconfiança na integridade do outro. Muitas vezes, o ciúme é aprendido em casa, por exemplo, quando a mãe diz que “homem nenhum presta” ou “não confie em nenhum homem”.

Alguns maridos dão motivos para a mulher ser ciumenta. Homens mulherengos, que escondem coisas, conversam no telefone escondido, elogiam demais outras mulheres ou olham para elas na rua. Nesses casos, o problema não está na mulher, mas no comportamento do marido.

Como lidar com o ciúme doentio, que é uma obra da carne segundo a bíblia?

Através dos frutos do espírito e do autoconhecimento.
1. Reconheça que é uma pessoa ciumenta e que isso pode prejudicar seu casamento.
2. Busque a orientação do Espírito Santo para curar essa questão, em vez de se sentir acusada.
3. Procure identificar a raiz do ciúme em sua vida, quando começou e por onde ele entrou.
4. Peça perdão ao seu marido se você tem o sufocado com o ciúmes doentio e sem causa.
5. Resolva essa questão internamente e lembre-se de que você é amada, escolhida pelo seu marido e segura em Deus.

No amor de Cristo,
Helaine Cristhina Gonçalves Barbosa