Por que as pessoas estão interessadas em conhecer as funções dos alimentos para benefício de um peso ideal, evitar envelhecimento e vida longa?
Para começar esta série em que falaremos de alimentos funcionais, é necessário colocar alguns conceitos para que vocês entendam o porquê das escolhas, e o que estas podem ajudá-las em compor receitas para que as mudanças na alimentação, façam parte do seu estilo de vida.
Por definição, alimentos funcionais são considerados aqueles que além de fornecerem a nutrição básica promovem saúde. Estes contêm algumas substâncias biologicamente ativas que ao ser adicionadas em uma dieta normal, desencadeia processos metabólicos ou fisiológicos reduzindo risco de doenças e promovendo manutenção da saúde.
Só para lembrar, alimentos não curam doenças, isto é um conceito errado. Os alimentos promovem saúde ajudando nosso organismo a funcionar da melhor maneira possível eliminando ou reduzindo a ação de agentes agressivos ou patógenos.
E hoje, o que a população está entendendo e tem aceitado, é que a mudança de hábitos alimentares faz com que haja menos necessidade de medicamentos e tratamentos espoliativos, e isto é vantajoso, pois as pessoas têm tido mais energia e vitalidade para execução das tarefas do dia a dia como na escola, trabalho e em casa. E um dos motivos pelo qual as pessoas procuram conhecer e ter uma boa alimentação é o benefício que temos em não envelhecermos tão rapidamente, tendo uma pele mais bonita e protegida, um corpo saudável. Quem aqui não quer experimentar longevidade e ter um fôlego para viver intensamente?
Você sabia que a poluição, alguns micro-organismos e agentes químicos no ar, água e nos alimentos nos impedem de ter uma saúde melhor? E o que vai entrar nesta guerra contra estes inimigos são estas substâncias bioativas contidas nos alimentos fazendo a função de contra-atacar, além da sua composição nutricional rico em vitaminas, minerais, proteínas e etc.
Comer sem culpa não é somente escolher nas prateleiras dos supermercados alimentos diet, light e rico em fibras, é muito mais do que isso. Envolve você comer bem, sabendo que os alimentos escolhidos bem como seu modo de preparo vão influenciar nos resultados que você precisar como indivíduo.
Encontramos bases científicas que comprovam a eficácia da ingestão de certos alimentos na dieta usual e isso nos ajuda a compor receitas, misturar e juntar alimentos para melhor digestão, e uso pelo nosso corpo, destas substâncias presentes nos alimentos funcionais (chamados isto de biodisponibilidade dos alimentos).
E então, quais são estas substâncias que estão presentes nos alimentos e que são comprovados em nos beneficiar em ter melhor saúde, no equilíbrio do peso e outros?
Em outros assuntos estarei falando mais detalhadamente sobre cada um destes compostos. Dentre os mais conhecidos segundo a American Dietetic Association, podemos citar:
1) fitoquímicos: frutas cítricas, alho, repolho, soja, gengibre, tomate, cebola, bró
colis, orégano, pepino, açafrão, cebolinha, aveia, chá verde e vinho tinto. Prevenção de câncer e de doenças degenerativas.
2) terpenoides: carotenoide (cenoura e dendê), licopeno (tomate), brócolis, repolho, rabanete, palmito, alcaparras, couve-flor. Ativam enzimas de detox para o fígado.
3) metabólitos fenolicos: chá verde, vinho, suco de uva integral, soja. Sua ação é contra radicais livres, alergias, doenças do coração, síntese do hormônio feminino estrogênio diminuição dos efeitos da menopausa , proteção contra câncer, osteoporose.
4) ácidos graxos: peixes de água fria (salmão) óleos vegetais, semente de linhaça, nozes. Prevenção de doenças cardiovasculares pela presença de ômega 3 e 6.
5) oligossacarideos e polissacarideos: são as fibras alimentares. Redução de níveis de colesterol no sangue e diminuição do riso de desenvolvimento de câncer.
É uma nomenclatura estranha, mas o importante é conhecê-los e saber como utilizá-los, pois, a mistura e harmonia dos alimentos os fazem ter suas ações potencializadas. E estes compostos são altamente antioxidante o garantem uma saúde plena para as células do seu corpo e elas exercerão suas funções corretamente evitando que elas mudem suas características através de mutações, podendo se tornar de alto risco para desenvolvimento de doenças em nosso corpo.
Na Bíblia, em Salmos 34.8 diz: “Provai e vede que o Senhor é bom, bem-aventurado o homem que nele se refugia”. O senhor Jesus pode ajudá-la a viver intensamente o seu chamado porque Ele mesmo efetua em nós o querer e o realizar e para isso. Ele nos disponibiliza a experimentar grande variedade de alimentos que podem nos ajudar a ter disposição para enfrentar esta guerra interna e as tarefas cotidianas.
Esta variedade de alimentos criada por Deus no mundo todo nos possibilita experimentar outras combinações para este benefício da boa saúde. Pois poderemos ser enviadas com nossos maridos a determinados lugares no mundo ou até mesmo dentro do seu país, onde esta diversidade irá lhe proporcionar o contato com outras substâncias bioativas e você não viverá de carência nenhuma. Olha quão grande é o nosso Deus! Por exemplo, conhecemos a Etiópia pelos noticiários que nos revelam grande fome e miséria, mas também, encontramos neste país, campeões de atletismo. Recentemente, Almaz Ayana conseguiu um recorde mundial dos 10.000m e levou ouro para o seu país nas olimpíadas do Rio de Janeiro. Estes etíopes tem padrões genéticos favoráveis para corridas mas também na sua alimentação encontramos uma ” superalimento”, o grão teff , parecido com o trigo, porém sem glúten utilizado na panificação. Pesquisas apontam que são ricos em lisina (aminoácido ausente na maioria dos cereais), vitamina C, ferro, magnésio, potássio, cobre e cálcio. Fornece também um índice glicêmico menor devido à sua cadeia carbônica, favorecendo uma flora intestinal sadia contribuindo para melhor absorção de nutrientes.
Portanto, veja, que interessante o cuidado de Deus conosco através destes alimentos criados por Ele. Vamos desfrutar da nossa vida acrescentando boas escolhas de alimentos para desempenho do nosso chamado cuidando do templo do Espírito Santo.
Vamos firmando este conceito de alimentos funcionais e a sua aplicação em nosso dia a dia através de dicas e receitas que estarão disponíveis aqui no site.