Ter uma vida equilibrada, alegre e satisfatória parece ser algo distante para muitas mulheres, como se essa parte da sua história fosse encoberta por tantas tarefas que precisam ser concluídas. Não importa de que forma elas ocorram, mas todas estas atividades precisam ser realizadas, pois envolvem outras pessoas como marido e filhos. Satisfazer as necessidades deles passa ser mais importante que a sua própria satisfação. Não que isso seja ruim pois devemos amar o próximo como a nós mesmo, não é isso que diz a palavra de Deus? Pois bem, como eu amaria o próximo se eu não penso que tenho necessidades a serem supridas, como por exemplo, atividade física e se alimentar de forma saudável, respeitando horários e ter um sono tranquilo?
Se você estiver feliz e satisfeita todas estas tarefas não serão pesadas para você realizar. Será parte desta satisfação o fazer parte de uma família unida, que divide as tarefas e que ajuda um ao outro a cumprir sonhos e objetivos.
Não poderia escrever sobre uma vida equilibrada e saudável sem antes citar alguns momentos comuns na vida de muitas mulheres que conheço.
Você é daquelas que enquanto está cuidando de filhos e da casa, sai beliscando tudo o que vê? Balas? Bolachas que eram para a lancheira do seu filho mas você comeu só uma?
Você come o resto da refeição de seus filhos, ou enquanto está dando a papinha come junto com ele? E aí no meio do dia você ainda para e se alimenta e faz a sua refeição como se não tivesse comido nada antes? Pois é…isso já aconteceu comigo e sei que dentro de nós enganamos nossa mente dizendo que tudo isso não vai ter consequências tão ruins assim, mas o final do ano chega e você se desespera porque durante um ano o seu peso aumentou 4 ou 5 kg… mas ano após ano as mesmas coisas acontecem e agora você está 10kg a mais do seu peso saudável e desejável.
“Uma boa alimentação propõe a proteção, construção e energia diária para você ter um corpo saudável.”
Fazer escolhas corretas de bons alimentos bem como sua forma de preparo tem tudo a ver com o seu peso atual, você sabia?
Então vamos aprender basicamente o que irá te ajudar a comer sem culpa:
1. Você precisa aprender a reagir aos obstáculos de maneira saudável pois Jesus controla tudo o que você entrega para Ele, seus anseios e temores.
Faça uma lista de tudo o que tira você do equilíbrio e o que faz você querer controlar tudo. Em Mateus 11.28 diz, venham a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Paralelamente a esta lista, faça outra do que você come em excesso.
2. Alimente-se com atenção, perceba o que você está comendo e a quantidade. Se possível, anote tudo e até mesmo o horário, pois você vai identificar o horário que você sente mais fome e o que você tem ingerido em excesso. E a partir disso, você pode conseguir não ser sabotada por todas as coisas que te deixam fora do equilíbrio podendo dizer não quando está sem fome ou quando não está no horário de refeições.
3. Comer sem culpa envolve escolher alimentos frescos, da época e menos industrializados possíveis. Participar de reuniões, almoços de família e estar em restaurantes é desafiador para quem está querendo emagrecer. Não pense na dieta para emagrecimento e sim preste atenção nas escolhas. Não se sinta culpada se tiver que dizer não para o banquete de frituras e doces à sua frente. Prefira saladas cruas e cozidas, pratos proteicos como carnes, queijos, grão de bico, tofu e soja. Eles ajudam a compor uma alimentação com mais saciedade e variedade.
4. Goste das opções mais saudáveis da alimentação sabendo que esta lhe protegerá de doenças futuras e trará um alcance mais rápido e seguro dos seus objetivos. Cuide do templo do Espírito Santo, pois muitas vezes aqueles que querem emagrecer e não conseguem, comem e sofrem por terem comido e esta culpa aumenta muito mais e sustenta a obesidade. A comida vira um vício que aprisiona.
“O poder libertador das boas escolhas lhe confere firmeza e resultados que só você viverá, portanto não desista dos objetivos e dos benefícios que estas mudanças trarão para você.”
Insista e creia no poder do Espírito Santo em te revelar e trazer convicção de que cuidar do seu corpo é um benefício também para as pessoas da sua casa, trabalho e seus relacionamentos. Seja feliz e equilibrada!