“Porém, nós que temos esse tesouro espiritual somos como potes de barro para que fique claro que o poder supremo pertence a Deus e não a nós. Muitas vezes ficamos aflitos, mas não somos derrotados. Algumas vezes ficamos em dúvida, mas nunca ficamos desesperados. Temos muitos inimigos, mas nunca nos falta um amigo. Ás vezes somos gravemente feridos, mas não somos destruídos. LEVAMOS SEMPRE EM NOSSO CORPO MORTAL A MORTE DE JESUS PARA QUE TAMBÉM A VIDA DELE SEJA VISTA NO NOSSO CORPO”
2 Coríntios 4.10
Esta imunidade que há no corpo de Jesus é a nossa confiança e segurança, pois estamos nEle e com Ele vencemos.
Neste tempo de tantas incertezas e na curiosidade em conhecer como será o amanhã, sejamos livres de toda ansiedade, medo e desequilíbrios. Nossa confiança está em Deus! Nosso controle está em Cristo, nossa segurança está revelada em seu amor por nós quando Jesus morreu e hoje, através da cruz, podemos desfrutar deste corpo cheio de vida.
Podemos passar por situações difíceis, crises emocionais financeiras, mas quando encontramos Jesus temos novas perspectivas do amanhã, porque nele há a vitória, a cura, a vida abundante, o amor e a esperança. Mesmo diante de provações deixemos Jesus nos orientar e nos ensinar.
O coronavírus é uma doença que hoje a ciência está conhecendo, já tem-se avançado em algumas preposições de vacinas, curas, proteção e medicamentos, e a base utilizada para todos os estudos é por ser uma estrutura viral, mas ainda tudo é incerto. Para a nutrição não é diferente.
Como nos proteger e ajudar a diminuir os sintomas relacionados a este vírus?
- Manter-se hidratado
- Fazer exercícios e alongamentos
- Manter uma alimentação equilibrada e colorida
- Vitamina D: tomar banhos de sol para ativar esta vitamina, ingerir leite de vaca integral (são fortificados seguramente pela indústria), cogumelos, sardinha, atum, óleos de peixes, queijos, fígado, gema de ovo. Aqueles que estão com vitamina D sérica em baixa é indicado a suplementação de acordo com o médico ou nutricionista.
Vitamina C: acerola, laranja, limão, tangerina, abacaxi, morango, tomate, brócolis, mamão, caju, goiaba - Fontes de Zinco e selênio: leite integral, peixes gordurosos como o salmão, atum e sardinha, gema de ovo, chocolate amargo, oleaginosas (amendoim, castanha do Brasil, nozes e castanha de caju), sementes de linhaça e feijão.
- Vitamina E: azeite extravirgem, óleo vegetal em moderação, castanhas, abacate
- Vitamina A: vegetais amarelo alaranjados e verde escuros
- Ervas e especiarias: chá verde, gengibre, açafrão/cúrcuma e alho
- Consumo adequado de proteína de acordo com o peso e atividade física.
- Pessoas que estão de dietas restritivas com déficit calórico em programas de emagrecimentos ou aqueles com taxas elevadas de gordura no sangue, devem atentar para uma refeição colorida e ingestão de água e chás protetores com própolis, mel, alho, gengibre e açafrão/cúrcuma.
- Para as pessoas com diabetes e hipertensos seguir com as recomendações médicas quanto ao uso das medicações e seguir com a dieta especial para cada caso, sendo personalizada, e estas dicas acima podem ser aplicadas para ambos.
Vamos crescer em fé nestes dias crendo que estamos enxertados em um corpo que não há doenças pois Ele venceu e nos torna vitoriosos.
“Eu sou a videira e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada”.
João 15.5
Fotos: Shutterstock