ASSUNTOS DE FAMÍLIA

Pequenos Cristos

“Quando você diz para alguém,
eu sou Cristão, você está
dizendo a ela que você é um
PEQUENO CRISTO”

“Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”
Efésios 4:26-32

O apóstolo Paulo, em cadeias, escreveu o livro de Efésios. Como disse o meu querido pastor, o que seria dos crentes, sem o livro de Efésios? Talvez o propósito de Paulo ter sido preso, foi o de compartilhar conosco esses princípios tão maravilhosos que estão escritos neste livro.

Estava meditando no capítulo 4 e fiquei impactada com tantos princípios poderosos nos versículos que citei acima.

As vezes a gente tem muita preocupação com a nossa leitura bíblica e em conseguir ler todos os livros e acabamos por passar desapercebidos em tantas coisas. Nós precisamos além de fazer uma leitura, ruminar a palavra. Voltar e voltar, até que ela entre e seja vida e real em nós.

Falei com o Senhor: Meu Deus, se eu conseguir viver esses versículos acima, eu já ganhei muitos anos na minha caminhada cristã, preciso voltar para esses versículos e meditar e aplicar no meu dia a dia.

Queridas, a palavra de Deus é pratica. Você precisa meditar e aplicar em sua vida. Esses princípios precisam sair dessas páginas e entrar no seu coração. Como podemos dizer que somos cristãos, se não nos parecermos com Cristo?

O significado da palavra cristão no grego é “Pequeno Cristo”. Quando você diz para alguém, eu sou Cristão, você está dizendo a ela que você é um PEQUENO CRISTO. UAU!!! Mas será que somos? Será que a nossa vida cotidiana, além de nossas pregações expressam Cristo dessa forma?  Você pode dizer que é um pequeno cristo?

Cristo é o nosso modelo. Ele é perfeito, não caiu em pecado, foi tentado em tudo e foi vencedor.
Em Isaías 53:7, a bíblia diz que Jesus foi oprimido e afligido e não abriu a sua boca e como um cordeiro foi levado ao matadouro. Jesus é o Cristo, O Grande Cristo, e nós somos seus seguidores, os pequenos cristos. Aqueles que almejam e estão perseguindo ser como Ele.

Vamos ver algumas princípios que o apóstolo Paulo nos dá nos versículos acima que nos farão mais parecidos com Cristo.

1 –  Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Ficar irado é ficar indignado, ficar com raia. A bíblia diz que podemos ficar irados, mas não devemos pecar. Como se irar e não pecar? A bíblia explica na sequencia. Irar e não pecar é não colocar o sol sobre a vossa ira. E o que significa isso? Significa que no mesmo dia você deve resolver o seu problema e não deixar que a ira te deixe pecar. Você não deve remoer o sentimento de raiva e deixar que ele te domine. Resolva rápido, não durma com o sentimento de raiva em seu coração.

2- Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Aqui está uma grande chave. Não devemos dar lugar, espaço para o diabo agir em nossas vidas. A bíblia diz que devemos resistir ao diabo e ele fugirá. Se você der espaço (praticando coisas do passado, vivendo segundo os princípios que outrora você vivia, ele encontra espaço, entra e faz a festa, mas se você mudar suas atitudes e se posicionar como nova criatura, recriada em Deus, você vence a Satanás.

3- Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Aqui está um principio que eu ainda quero escrever só sobre ele.

Veja o significado da palavra torpe:
Impudico; obsceno, sórdido; infame; ignóbil, interesseiro, nojento; impuro, sujo; manchado.

Nós mulheres somos conhecidas por falarmos muito. E precisamos de muita sabedoria ao falar. Pois as palavras tem muito poder. Temos que vigiar com as nossas conversações. Se vai contaminar, é melhor não abrir a boca. Vou falar um pouquinho aqui sobre fofocas. Sabe a fofoca do irmão que caiu em pecado, do outro que brigou com o pastor, do marido que brigou com a esposa, do fulano que saiu da igreja e etc… Coisas que não edificam. Temos uma facilidade enorme de matar a reputação das pessoas em poucas palavras…Você viu fulano??? Você ficou sabendo que o ciclano…? Não seja você aquela que passa adiante. Chegou em você, que pare por aí. Guarde a vida dos irmãos, seja sábia ao falar. Não fique passando adiante, não seja fofoqueira. Tem pessoas que ainda justificam a fofoca, dizendo que compartilham como motivo de oração. PECADO, isso se chama PECADO.É palavra torpe. No mundo isso é muito normal. Falar da vida das pessoas, falar do colega de trabalho, do chefe e etc…, mas a palavra condena a maledicência. Quero acrescentar a esse princípio, mais um versículo de
I Coríntios 15:33
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.”

4- E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. 

Todos os 3 itens que citei acima são contrários a palavra de Deus e aqueles que praticam entristecem ao Espírito Santo de Deus. Além de você ser prejudicada, você também entristece a Deus. Você tem agradado ou entristecido ao Espírito Santo?

5- Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Coisa terrível é a amargura. Ninguém gosta de estar ao lado da pessoa amarga. Ela é pessimista, está sempre pensando o pior, está sempre se lamentando, está sempre de cara amarrada, está sempre despejando toda sua raiva, sofrimento e frustração nas pessoas ao seu redor.

No versículo 26 a bíblia diz que podemos nos irar, mas não pecar, mas logo depois a palavra diz que devemos tirar a ira do nosso meio. Podemos até nos irar, mas podemos também agradar a Deus e estar tão cheios da sua vida que a ira será retirada de nós.

Cólera é a fúria contra alguém, é ódia, raiva. Essa também deve ser retirada de nossa vida.
gritaria também deve sair do nosso meio. A gritaria atrai um espírito perturbador. A gritaria é um externar de sentimentos confusos e de ira que está dentro de nós, não deve ser assim. Quando há gritaria, há confusão e perturbação. O diabo adora a gritaria. Então…que seja retirada de dentre nós.

Blasfemar é falar contra Deus, contra a sua palavra. Muitas vezes blasfemamos contra Deus, quando questionamos a sua vontade, a sua soberania, quando andamos independentes do Senhor e da sua vontade para nós. Qua a blasfêmia seja tirada do nosso meio.

malícia é a tendência para julgar, agir com maldade; causar dano ao outro, agir de má-fé. É tão fácil ver os erros dos outros e julgá-los não é?  A gente tem que parar de querer cuidar da vida dos outros. Deixar de julgar os irmãos, deixar de sermos acusadores. Isso é maligno. Que seja retirada a malícia dentre nós, os cristãos.

6- Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. 

E por fim devemos ser benignos uns com os outros, amorosos, misericordiosos como o Senhor é conosco. Sempre pensar o bem e não o mal, não pré julgar. Devemos perdoar assim como Jesus nos perdoou. A Falta de perdão prende nossa vida, nos tira do caminho, só nos traz males espirituais e físicos também. Quantas pessoas estão doentes dentro de nossas igrejas, porque não conseguem perdoar. A falta de perdão traz morte para nossa vida. A pessoa que não perdoa, não consegue avançar. Ela vive do passado, e fica presa a pessoa que a fez mal.

Sejamos não somente ouvintes, mas praticantes da palavra de Deus. Eu te encorajo a ler e rumir esse trecho de Efésios e pedir ao Espírito Santo que te mostre se você tem pecado em algum desses princípios e peça ajuda a Ele para te limpar de toda obra das trevas e de tudo que tem entristecido o coração de Deus.
Que nós não tenhamos apenas o nome de Cristãos (Pequenos Cristos) mas que de fato, possamos viver assim!

Vivendo pela graça e amor de Cristo,
Helaine Cristhina Barbosa

Helaine Cristhina Gonçalves Barbosa é casada com Alexandre Gomes Barbosa , mãe de três filhos,
Davi Henrique , Jonathas e Esther, vive atualmente em ORLANDO FL / USA .
E-mail: helaine@mulheresemdeus.com.br