EM BRIGA DE MARIDO E MULHER O ESPÍRITO SANTO METE A COLHER!

Falar sobre casamento não é fácil. Aconselhar casais também não é. As histórias se repetem de forma tão semelhantes. Só muda o endereço.
Todos nós somos desafiados no casamento. Seja no início ou mesmo em um casamento de muitos anos.
Há um propósito de Deus no casamento. Quando Deus criou homem e mulher a sua imagem e semelhança, Ele os abençoou e deu uma ordem aos dois: “Sejam férteis e se multipliquem! Encham e subjuguem a terra! Deixe o homem o seu pai e mãe e se una a sua mulher e se tornem uma só carne. (Gênesis 1:27-28 | Gênesis 2:24

O sonho de Deus para o casamento é que o homem se una a sua mulher, tornando-se um com ela, gerando filhos e criando o seu próprio jardim para cuidar e dominar.

Mas eu te pergunto, o sonho de Deus para o casamento mudou?
A resposta é NÃO! Deus não desistiu de que o homem pudesse viver em comunhão com ele e cumprir o seu propósito agora aqui na Terra. Mas com a queda do homem e a interferência de Satanás, o destruidor, nós vivemos em um mundo que caminha em direção contrária aos princípios estabelecidos por Deus no início de tudo.

Vivemos em um mundo onde o casamento não é mais o sonho de toda mulher, onde a aliança virou um contrato que pode ser quebrado quando uma das partes não cumprir o seu papel, onde a união de pessoas do mesmo sexo é cada vez mais natural, onde a mulher não tem mais o desejo de ser mãe, onde a mulher não quer desempenhar mais o papel de ajudadora e sim de dominadora. Vivemos em um mundo onde o homem abre mão de cuidar do seu jardim, deixando a mulher da sua mocidade, onde a família não é mais o melhor lugar para se viver, onde o dinheiro e a busca por uma vida confortável se tornaram mais importantes que pessoas e relacionamentos.

No meio de tantas inversões de valores que estão tão distantes da palavra de Deus, estamos nós os servos de Deus, lutando para viver esse sonho de Deus para nós e não nos deixarmos ser dominados por esse padrão maligno que vai em direção oposta ao propósito original de Deus para a família.

Entendendo agora o propósito de Deus para o casamento, como mantermos um casamento feliz, vencendo todos os desafios que a convivência diária com alguém tão diferente de nós nos apresenta todos os dias?

O título desse artigo é um trocadilho ao tão famoso ditado: Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher.
Um dos grandes sucessos de um casamento, é nos deixarmos ser transformados pelo Espírito Santo. O Espírito Santo deve ser o nosso parceiro, nosso ajudador e conselheiro quando passamos por momentos difíceis no nosso casamento.
Muitas vezes precisamos de ajuda externa para resolvermos alguns problemas no casamento, que as vezes são graves e não conseguimos resolver sozinhos. Mas sejamos sábios em quem vamos procurar para nos ajudar.

Esqueça de procurar o seu pai ou sua mãe para resolver ou confidenciar problemas em seu casamento. O problema entre o casal poderá até ser resolvido, mas depois você terá um problema familiar. A bíblia é bem clara quando diz: Deixará o homem o seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher. Aqui Deus define que o cordão umbilical deve ser cortado. Os laços de amor são eternos entre pais e filhos, mas não deve mais haver dependência dos pais na construção desse novo lar.
Esse é um problema delicado que destrói muitos casamentos. Muitas vezes o marido ou a mulher, não conseguem se desvincular emocionalmente dos pais, e os pais acabam interferindo nos problemas do casal resultando até em uma separação.

Dentro de um lar, existem também os filhos que estão tão próximos e presentes nessa construção da família, mas que também não devem fazer parte da resolução de problemas entre o casal. Existem mulheres que usam os seus filhos para afetar o pai (ou vice e versa) e sem sabedoria destroem o relacionamento paterno ou materno, gerando muitas marcas emocionais em seus filhos. Filhos não devem participar entre discussões entre o casal.

Nós mulheres devemos ser guardiãs de nossos casamentos. Evite fazer comentários desnecessários que vão expor a vida de seu cônjuge. Você terá aquilo que abrir a sua boca para declarar.

No meio de uma briga, não tente querer dar a última palavra. Casamento não é uma competição. Existem alguns casais que estão sempre querendo provar um ao outro quem está certo.
O casal foi unido por Deus para andarem juntos, lado a lado e para conquistarem juntos também.

E quando você está certo e o seu cônjuge não vê? Será que você precisa mostrar a qualquer custo quem está certo? Será que esse é o nosso papel da vida do outro?
Você está na vida do seu cônjuge para somar e não para julgar. Existem algumas pessoas que adoram colocar o seu parceiro para baixo e mostrar o quanto eles estão errados. Isso é falta de amor e sabedoria.

“Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável.” Provérbios 24:4

“Quando se fala demais é certo que o pecado está presente, mas quem sabe controlar a língua é prudente.”
Provérbios 10:19

“Assim, meus queridos irmãos, tende estes princípios em mente: Toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar.” Tiago 1:19

Se nós amássemos mais e orássemos mais pelos problemas e diferenças, muitas brigas seriam evitadas.
Quer desabafar? Cuidado… você pode estar trazendo destruição para a sua casa. Cuidado no muito falar e com quem falar. Procure pessoas com maturidade e que conheçam e vivam a palavra de Deus.
Você tem o Espírito Santo para te ouvir e para te aconselhar. Ele é o melhor conselheiro de todos. Coloque diante dele as suas causas, as suas diferenças com o seu cônjuge, as suas angústias, dificuldades e com certeza Ele irá te ajudar.
Quando oramos, estamos regando a terra do nosso coração. Quando oramos, entregamos e tiramos os fardos, quando oramos entregamos o poder de resolução nas mãos daquele que pode mudar todas as coisas. Deus tem o poder de transformar e trazer vida onde há morte.

Então, deixe o Espírito Santo meter a colher no seu relacionamento e te levar a viver os sonhos e planos dele para a sua vida e para o seu casamento.


Helaine Cristhina Gonçalves Barbosa é casada com Alexandre Gomes Barbosa , mãe de três filhos,
Davi Henrique , Jonathas e Esther, vive atualmente em ORLANDO FL / USA .
E-mail: helaine@mulheresemdeus.com.br