Depressão tem cura ou mata?

Infelizmente cada vez mais cresce o número de pessoas com depressão pelo mundo a fora. Mas segue uma boa notícia, se tratada, tem cura.

Precisamos ter bem claro em nosso entendimento:
Depressão ou Tristeza?

Tristeza é um fenômeno normal e faz parte do emocional, do nosso psíquico e todos nós passamos por momentos tristes. E hoje, até mesmo por ignorância, por qualquer motivo a pessoa já se rotula como depressiva, há uma dificuldade em vivenciar um luto, uma separação, o fim de um namoro, a demissão no trabalho, um rompimento de uma sociedade até mesmo uma perda na partida do seu time de futebol favorito… o ser humano tem perdido cada vez mais a noção de que nossas vidas são feitas de perdas e ganhos, fases, ciclos, momentos e que nem todos são prazerosos, alegres, satisfatórios, e se esquecem também que esses duros e dolorosos caminhos uma hora chegam ao fim; e frente as fraquezas se tornam indivíduos que permitem, assim , que a tristeza entre cada dia um pouco mais em seu interior.

Você pode estar perguntando e a depressão?
Depressão é um estado patológico, é uma doença e que ninguém quer, deseja, programa como qualquer outra enfermidade. A depressão ocorre por uma disfunção no cérebro; ela desencadeia por vários motivos, situações, fatores ambientais, genética, é uma doença, uma patologia psíquica, um sentimento de baixa, de tristeza que não passa, e que não deve ser subestimada, ignorada, mas tratada, enfrentada. E ela nunca vem só com tristeza mas com outros sintomas, como:
Insônia ou muito sono;
Falta de apetite;
Baixa de libido;
Cansaço; dor muscular;
Isolamento; dor de cabeça;
Humor irritadiço;
Baixa estima, que a pessoa passa a pensar sobre si, nada está bonito em mim, nada dá certo, ninguém gosta de mim, não sou amada.

Também um cuidado que se deve ter é que nem todo depressivo entra num quarto escuro e ” se isola”. O perigo é aquela pessoa que sofre escondida, ela trabalha, sai, tem sua rotina, seu dia a dia normal mas por dentro se acaba cada dia um pouco mais com suas tristezas profundas, e o pior, desencadeando assim doenças que chamamos de psicossomáticas, doenças de fundo emocional, pois seu eu, seus pensamentos, traumas, sentimentos conflituosos do passado, acusação, falta de perdão ou mesmo um momento atual de muitas dificuldades, tudo está mau resolvido consigo mesmo.
A depressão tem diferentes graus, ela começa mais leve, mas não cuidada ela vai piorando, agravando.
E é lamentável que alguns médicos, nem sempre psiquiatras, capacitados, prescrevem antidepressivo, que é um medicamento importante, necessário e eficaz no caso da doença Depressão, porém se indicados de modo correto.
Uma parceria que cada dia fica melhor e que se faz necessária , é a Psiquiatria e a PSICOLOGIA . O psiquiatra é apto para prescrever a medicação adequada e a psicoterapia o PSICÓLOGO que é capacitado para exercê-la . Os medicamentos ajudam e na maioria das vezes são precisos, pois aumentará sim, o número de neurotransmissores (substâncias químicas) , mas não pense que existe uma pílula do gênio da lâmpada, que vai te curar da noite para o dia.
Como já falamos a depressão é uma doença e não algo programado que a pessoa trás para si; ela é desencadeada por vários fatores ; e sendo assim o próprio indivíduo procurando melhorar as situações do seu dia a dia, bem mais rápido ela vai superar a doença.

Duas aliadas para uma melhora mais rápida são Atividade Física e Psicoterapia.

  • A atividade física feita regularmente, no mínimo três vezes na semana ela irá liberar a endorfina, que trará a sensação do bem estar a alegria, e diminuirá o hormônio do estresse o cortisol.
    Observe melhor o seu intestino, pois é aí que há um grande número de produção de serotonina e dopamina. Coma de forma mais saudável, a alimentação é forte aliada da nossa saúde.
  • A psicoterapia levará você para mais perto de si, mostrará a você que assumir a fase da depressão, de estar profundamente triste não é uma vergonha mas sim um caminho que pode ajudar e muito você.
    A psicoterapia não é só para uma pessoa com quadro depressivo, mas seria maravilhoso se as pessoas procurassem por um Psicólogo para se conhecer melhor, para ter um encontro consigo mesmo e se vivêssemos em uma sociedade com menos preconceito para com o mundo da psicologia, que pode e tem tantos benefícios para ajustar o ser humano.
    Busque ajuda, você é livre para passar por sessões de Psicoterapia.

Antes que seja tarde procure um help, não tenha vergonha, encare a dificuldade, falar sobre o problema vai te levar a melhores direções.
Bem, como serva de Deus, procure, também ,se encontrar com esse Deus que é Poderoso para te ajudar, sempre.
Psicóloga Adriana Bertelli dos Anjos

Adriana Bertelli dos Anjos é  Psicóloga, Pastora e Pedagoga.  Casada com Joel dos Anjos , mãe de duas filhas, Lana e Valentina. É membro da Igreja Assembléia de Deus Madureira e vive atualmente em Piracicaba SP / BRA .
Adriana faz Atendimento Clínico Presencial ou FaceTime/Skype)
Contato: Perfil do Facebook