DOCE LAR

Cuidadora do Lar

“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.” Provérbios 31:27

Manter em nosso lar um ambiente aconchegante e gostoso de se estar, é um dos papéis da mulher. Eu creio que a família é um time e todos devem cooperar para que a casa seja um lugar limpo e organizado. Mas é o papel da mulher segundo a palavra de Deus, ser a maestra desta orquestra.

Tudo isso fica mais difícil quando se tem filhos pequenos e que ainda não são capazes de ajudar nas tarefas e geralmente são eles que fazem a maior bagunça. Eu tenho filhos pequenos. Estou calçando o sapato de muitas de vocês! Não estou aqui para dizer que temos que manter a nossa casa como casas de capa de revista, pois essa não é a vida real! Algumas mulheres são mais organizadas e limpas do que as outras, mas a bíblia diz que nós temos que estar atentas ao andamento da nossa casa e não devemos ser preguiçosas no cuidado dela.

Seguem algumas dicas para você:
1. Cuide da sua casa com carinho
2. Divida as tarefas entre todos
3. Organize o seu tempo
4. Mantenha a sua organização
5. Não deixe que as tarefas se acumulem


Casa bagunçada  também é sinônimo de vida bagunçada. Se você tem dificuldades com organização da casa, eu recomendo que você leia o livro “A Experiência do Lar” de Devi Titus. Organização da casa para mim sempre foi algo difícil e complicado. Depois que eu li pela primeira vez o livro da Devi Titus sobre a Experiência do Lar, esse livro virou o meu melhor amigo e mudou a minha visão em relação ao meu lar.

LIVRO: A EXPERIÊNCIA DO LAR

Algumas mulheres dão muita importância e gastam tempo arrumando o seu local de trabalho, possuem uma organização impecável em seus escritórios, mas quando se trata do seu lar, as coisas não são bem assim.
Outras mulheres estão gastando todo o seu tempo dentro da igreja. Elas participam de todas as programações e eventos e não sobra tempo para cuidar da casa e elas justificam sempre como falta de tempo pois estão fazendo a obra de Deus. Cuidar da sua casa também faz parte da obra de Deus. Antes de mostrar para Deus todo trabalho que você tem feito fora de casa, você será cobrada em primeiro lugar de cuidar do seu jardim que é o seu primeiro lugar de domínio. Cuidar da sua casa faz parte desse chamado de Deus para nós.

No Brasil, muitas mulheres possuem ajudantes do lar. A mulher de provérbios também possuía ajudantes:

“Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.” Provérbios 31:15

Mesmo que você tenha uma ajudante ou mais de uma, você precisa ser a comandante da casa. Suas ajudantes devem seguir as suas orientações e você precisa estar ciente de tudo o que acontece.

Viver em uma casa limpa e organizada traz benefícios para toda família. Você já entrou em uma casa suja, cheirando mal e toda bagunçada? Qual foi a sua sensação? Com certeza você vai concordar comigo que não foi boa. Tudo que está relacionado a sujeira, bagunça e desordem não vem de Deus. Você pode ter uma casa simples, mas isso não significa que ela precisa ser suja.
Quando eu me mudei para os Estados Unidos eu passei por um choque cultural. Aqui as pessoas não possuem ajudante e cada um cuida das suas próprias coisas. Aqui o lema é: “Faça você mesmo”. Até as pessoas que tem boa situação financeira, dificilmente abrem mão de cuidar das suas próprias coisas. Os homens também são envolvidos nas tarefas da casa e no cuidado com os filhos diferentemente do Brasil. Ainda existe algo cultural no Brasil de que o homem se torna afeminado se cuidar das coisas da casa.
Quando Deus deu ao homem a missão de cuidar do jardim, Deus deu essa missão para os dois, pois Deus deu a missão ao homem e criou a mulher como auxiliadora do homem.
“E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” Gênesis 2:15

Nossa casa também faz parte do nosso jardim. O nosso jardim é a nossa morada. Eu creio que homem e mulher devem cuidar da casa com o mesmo zelo.
Se essa é uma área em que você precisa melhorar ou até mesmo mudar a sua visão completamente, peça ajuda ao Espírito Santo e comece com mudanças de hábitos e comportamentos. Você verá grande diferença e melhoras até no seu relacionamento com outros membros da família. Não é uma delícia quando a gente chega em uma casa perfumada e ainda com um bolinho em cima da mesa da cozinha? Pequenos detalhes fazem toda diferença. Mas tudo isso requer tempo e dedicação. Não temos como fugir das tarefas diárias do nosso lar e não podemos usar uma varinha de condão para que tudo esteja pronto, porém, podemos mudar a nossa atitude interior em relação as nossas tarefas. A murmuração não te ajudará em nada. Em vez de murmurar, agradeça a Deus pelo seu lar, agradeça pela sua saúde e por poder ser um canal de Deus na vida da sua família.

O nosso lar é o lugar onde passamos grande parte da nossa vida. Quais são as memórias que você tem do Lar onde você cresceu? Memórias para mim tem cheiro. Quando lembro da minha infância eu quase posso sentir o cheiro do pão quentinho saindo do forno. Se você não tem boas memórias, quais são as memórias que você gostaria de imprimir na mente dos seus filhos? Será que eles se lembrarão da farra na cozinha nas férias fazendo bolos em família ou se lembrarão da mãe reclamando o tempo todo porque tinha muito trabalho para fazer?
Enquanto estamos servindo a nossa família, nós também estamos servindo a Deus. Será que você tem feito um bom trabalho?

Queridas amigas, finalizo esse artigo com a dica da nova série sobre organização da casa que está fazendo grande sucesso na América e agora no Brasil também.
A série ORDEM NA CASA está disponível no NETFLIX.