Ansiedade

Você sabia que 95% das suas preocupações não se transformarão em problemas no futuro?

A ansiedade faz parte da vida de todo ser humano, mas níveis de ansiedade elevados interferem em sua vida diária e pode se transformar em um caso clínico de distúrbio de saúde mental.
Todo mundo fica ansioso diante de alguma situação em sua vida. Seja quando uma grande mudança está para acontecer ou quando você perde o seu emprego e não sabe como será o dia de amanhã, quando você recebe o diagnóstico de que você está sofrendo de uma doença grave e etc…
A nossa geração é a que mais sofre de ansiedade e seus transtornos e as pesquisas comprovam isso. Pesquisadores da Escola Nacional de saúde pública insvestigaram a taxa de transtornos mentais comuns como depressão e ansiedade e o resultado que me chamou atenção na pesquisa, é que a ansiedade tem índices altos especialmente em mulheres.

Ser ansioso é viver se preocupando com o amanhã. É sofrer antecipadamente por algo que talvez não aconteça e na maioria das vezes não acontece.
Eu como mulher sei que o nosso nível de ansiedade é realmente alto comparado ao dos homens, visto que nós nos preocupamos com os detalhes e como a nossa luta com essa ansiedade é grande, visto que temos preocupações muitas vezes não só conosco, mais com os nossos filhos, marido e etc…

VOCÊ SE CONSIDERA UMA PESSOA ANSIOSA?

Vou citar aqui alguns sintomas de pessoas com o nível de ansiedade alto:
Inquietação;
Dificuldade de concentração e esquecimento;
Irritabilidade;
Tensão muscular;
Dificuldade em controlar as preocupações;
Problemas com o sono (Dificuldade para dormir ou manter um sono tranquilo)

Pessoas perfeccionistas e controladoras são as que mais sofrem com a ansiedade.
Não é possível termos respostas para tudo, não podemos controlar o tempo e nem controlar outras pessoas.
Pessoas com o nível de ansiedade alto sofrem grandes estragos em seu dia a dia como vimos nos sintomas acima. Ansiedade é sim hoje considerada uma doença e eu gostaria de dar aqui algumas dicas para quem sofre com esse mal.

APRENDA A DESCANSAR EM DEUS
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.  Jeremias 29:11

Ele é o único que tem o controle sobre o dia de amanhã e também deseja que você viva uma vida feliz. Deus tem planos de prosperidade e sucesso para o seu futuro.

ENTREGUE SUAS PREOCUPAÇÕES PARA DEUS
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7


Você tem livre acesso ao criador do universo e os ouvidos do Senhor estão atentos a sua oração. Entregue as suas preocupações, seus medos, seus planos para o futuro nas mãos dele. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e se as coisas não acontecerem do jeito que você planejou, continue confiando que a vontade do Senhor é sempre a melhor.
Você vai saber que entregou suas preocupações nas mãos de Deus quando experimentar essa paz que excede o seu entendimento. As preocupações continuarão vindo, mas a maneira como você lidará com elas é que fará toda a diferença. Entregar diante de Deus te trará saúde emocional.

NÃO SE ABALE DIANTE DAS MÁS NOTÍCIAS
O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.
Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor. Salmos 112:6-7

A vida é feita de momentos bons e de momentos ruins. Ninguém pode fugir do dia mal. Ele vem tanto para os justos como para os injustos. Mas a bíblia diz que o justo jamais será abalado e ele não teme as más notícias. Não teme porque Ele crê na bondade e fidelidade de Deus. Ele crê que o Deus que dirige todo o universo, dirige também a sua vida e trabalha para que todas as coisas cooperem para o seu bem.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

VIVENDO UMA VIDA NOS ESTILO DO REINO DE DEUS
Pessoas que sofrem demais com o dia de amanhã, ainda não experimentaram viver o estilo de vida do Reino.
Estilo de vida que Jesus nos ensina a viver em Mateus capítulo 6:25-34

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
“Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem.
Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.
Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’
Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo.
Basta a cada dia o seu próprio mal”.

Jesus já nos entregou o remédio para nos curar de toda ansiedade e o remédio é confiar que Ele é um Deus bom que cuida de nós, nos ama e deseja nos abençoar. Entregue a sua vida para Deus dirigir e conduzi-la a vontade Dele, vivendo uma vida de busca em primeiro lugar pelo Reino de Deus.
Termino aqui repetindo as palavras de Jesus ”BASTA A CADA DIA O SEU MAL” não vale a pena perder a beleza do dia de hoje, com preocupações excessivas com o dia de amanhã.

Vivendo pela graca e amor de Cristo,
Helaine Cristhina Barbosa

Helaine Cristhina Gonçalves Barbosa é casada com Alexandre Gomes Barbosa , mãe de três filhos,
Davi Henrique , Jonathas e Esther, vive atualmente em ORLANDO FL / USA .
E-mail: helaine@mulheresemdeus.com.br